NBB

Informativo de nº 4 de junho


No mês em que nosso JARDIM DE INF NCIA TIA LUCY completa 79 anos, pensamos um texto que reflete a sensibilidade com que as professoras captam a importância da nossa história na constituição da identidade das crianças.

MÁQUINA DO TEMPO

“Era uma vez um menino muito esperto. Ele tinha alguns sonhos e muitos brinquedos. No último Natal, ganhou um super-herói, todo de ferro, que falava e acendia as luzes, sozinho, igualzinho a televisão.

Porém, o que mais gostava era da última novidade: o tablet da sua mãe. Tinha dezenas de jogos e passava horas jogando. Ficou tão bom que nem os adultos da casa poderiam alcançá-lo. Assim, sua agilidade aumentou muito e ele estava aprendendo a ler rápido, inclusive palavras em inglês. Seus pais ficaram felizes, pois sabiam que a nova escola para onde ele foi, era exigente. Aproveitando essa natural habilidade, colocaram-no em uma escola bilíngue, pensando no futuro promissor que se apresentava. Estavam felizes, todos pareciam estar…

Eles moravam em um apartamento amplo e seguro, onde podiam encontrar tudo o que precisavam. Assim, raramente saíam para outros lugares. O menino via e vivia o mundo da janela do quarto, do carro… No caminho para a escola passava por prédios muito altos e, vez ou outra, percebia que um novo havia surgido. Perguntava-se como era possível fazê-los tão grandes e tão rápido. Pensou em procurar na internet a resposta.

Era uma vez, um outro menino, que tinha muita imaginação. Em casa tinha um brinquedo de que mais gostava, que rodava e acendia luzinhas, tocando uma música suave. Observava aquele movimento e lembrava-se que o gira-gira era sua brincadeira favorita. Assim, sempre que rodava relembrava do mundo passando lentamente ao seu redor, do friozinho na barriga e das risadas dos amigos.

Porém, o que gostava mesmo de fazer era de correr atrás dos passarinhos que desciam atrás de bichinhos no lindo jardim da sua escola. Quando chegava bem perto, eles voavam… ele os acompanhava com o olhar e acima via árvores tão grandes que sentia até tontura. Ficava imaginando como podiam ser daquele tamanho! Um dia, plantou uma mudinha e lhe disseram que cresceria tanto quanto aquelas árvores. Ficou impaciente, mas feliz, quando tempos depois, viu que ela já estava do seu tamanho. Um outro dia tirou até uma frutinha… como era gostosa!

Na escola, o menino e seus amigos podiam correr, pular, sorrir, andar descalços em dias de sol, se aquecer correndo em dias de frio, sujar-se com a areia molhada, escorregar, mergulhar numa poça de tinta, comer jabuticabas, raspar a panela com o dedo, ver lagartas, casulos, borboletas, peixes e tartarugas; acenar para aviões, dormir, cantar, sentir o cheiro das flores e irem felizes para a sala da diretora, pegar estrelas em pleno dia. “

Tudo isso com a aprovação de adultos que acreditam que “infância é correr… tocar… sentir… e alcançar… e ver… e ouvir… e aprender…”. (Tia Lucy)
Essa história não tem começo, meio ou fim, mas sim reinvenções; e apesar de parecer ter personagens de tempos distintos, a importante diferença é que o segundo menino tem o privilégio de viver em um ambiente onde se criam situações propícias para que se viva plenamente a infância, aumentando as possibilidades de ter uma vida feliz.

Essa narrativa é parte de uma história que há 79 anos propicia lembranças nos cinco sentidos e milhares de emoções no coração.”
Com alegria, esperança e muito amor Regina

PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção.
  • SEMENTE : o princípio da arte de contar e mediar histórias “A semente é o princípio. Toda história nos ensina que começar e recomeças é parte da evolução. Aprender a contar histórias não é apenas uma atividade extra para seu currículo. Nem apenas uma ferrament pedagógica. Posso afirmar que com entrega e dedicação, transformações positivas ocorrerão na sua vida como um todo, a partir deste caminho de aprendizado.”
    Susana Diniz

AGENDAS SUJEITAS A ALTERAÇÕES AGENDA DE JUNHO

03 – Comemoração interna dos 79 anos do Jardim de Infância
17,18 e 19 – Reuniões com as famílias*
20 e 21 – Ensaios da Festa Junina*
22 – Sábado letivo – Festa junina*
26 – Festa Junina interna, com comemoração dos aniversários de junho e julho. Último dia de aulas.
27 – Início das férias

30/07 (TERÇA-FEIRA) – INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE

AGENDA DE AGOSTO (sujeita a alterações)

10 – Sábado letivo*
13 – Passeio à Cia dos Bichos – Infantil 4 manhã e tarde
24 – Sábado Letivo – exposição do Dia do Folclore*
30 – Aniversários do mês

*SEGUIRÃO CIRCULARES INFORMATIVAS

REGINA DELDUQUE, Diretora – Orientadora
RENATA MARTINS COSTA, Coordenadora Pedagógica
ANTÔNIO CARLOS FOSCHINI, Diretor Cultural





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *