Atletas do Pinheiros conquistam 17 medalhas no Ibero-Americano de Cuiabá
Atletas do Azul e Preto continuam em busca do índice ou pontos para Paris
Cuiabá – O atletismo do Esporte Clube Pinheiros contribuiu com 17 atletas para o Campeonato Ibero-Americano, encerrado neste domingo (12), em Cuiabá-MT. E eles não decepcionaram. Conquistaram nada menos que 17 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e seis de bronze. E quem ainda não tem vaga olímpica, melhorou pontuação e ficou próximo do índice.
Outro atleta que era esperança de medalha para o Brasil, Matheus Lima, também do Pinheiros, teve que abandonar a competição na quinta-feira (9), já que sentiu um desconforto muscular e preferiu não forçar, voltando para Bragança Paulista-SP, onde vem fazendo tratamento visando as próximas competições como preparação para Paris. Matheus está classificado para os 400m com barreiras e 4x400m
Um dos grandes destaques da equipe comandada por Clodoaldo Lopes foi Altobeli Santos da Silva, medalha de prata nos 3.000m com barreiras e medalha de ouro nos 5.000m.
DESTAQUES PINHEIRENSES
Gabriele Sousa dos Santos ficou com a medalha de ouro no salto triplo com 13,68 m. “É uma das minhas maiores conquistas, buscando minhas metas pouco a pouco, de olho em Paris. O resultado não foi o que eu estava esperando, mas entreguei tudo para defender minha bandeira. Estamos trabalhando para conquistar muito mais, mas isso para mim é um presente”, disse Gabriele.
Na etapa da manhã deste sábado (11/5) Altobeli Santos da Silva (EC Pinheiros) venceu os 5.000 m (14.27.38). “Acho que eu surpreendi muitas pessoas com uma medalha de ouro e uma prata (nos 3.000 m com obstáculos). Com esse resultado dos 3.000 m com obstáculos e dos 5.000 entro na briga novamente por uma vaga olímpica pela pontuação”, disse o fundista que treina com Clodoaldo Lopes do Carmo.
Com quatro atletas do Pinheiros, o Brasil foi medalha de ouro nos 4×100 m, com o tempo de 43.54, correndo com Gabriela Mourão, Ana Carolina Azevedo, Lorraine Martins e Vitória Rosa. “Correr na casa dos 42 alto era o que a gente esperava, melhor do que conseguimos hoje. Mas é sair de cabeça erguida”, disse Lorraine. A atleta do Pinheiros vai agora trabalhar pelo índice ou pontos no ranking mundial para a classificação olímpica nos 200m
Vitória Rosa também briga por índice e pontos no Ranking Mundial nos 100 m rasos e Ana Carolina Azevedo nos 200 m. Ambas são atletas do Pinheiros (SP).
“Foi uma competição muito boa para os atletas do Pinheiros. O Ibero americano contou com Espanha, Portugal e Porto Rico com seus pincipais atletas. E nossos atletas estiveram muito bem, conquistando pontos para o ranking e corrida olímpica. Todos sofreram com o forte calor de Cuiabá, especialmente as provas na parte da manhã. Pena que o Matheus se lecionou, mas não é nada grave, mesmo assim fizemos uma campanha muito boa”, disse Clodoaldo Lopes do Carmo, head coach do ECP e técnico do Brasil.
17 MEDALHAS DOS ATLETAS DO PINHEIROS
Bronze – 6 medalhas
- Felipe Vinicius dos Santos – Bronze – Decatlo
- Eliane Martins – Bronze – Salto em distância
- Welington Morais – Bronze – Arremesso de peso
- Chayenne Silva – Bronze – 400m com barreiras
- Lucas Marcelino Santos – Bronze – Salto em distância
- Lucas Alisson Pedro – Bronze – Salto com vara.
Prata – 3 medalhas
- Andressa Morais – Prata – Lançamento do disco
- Altobeli Silva – Prata – 3000m c/obstáculos
- Thiago Alfano Moura – Prata – Salto em altura
- Vitória Cristina Rosa – Prata – 100m
Ouro – 7 medalhas
- Gabriela Mourão – Ouro – Revezamento 4x100m
- Ana Carolina Azevedo – Ouro – Revezamento 4x100m
- Lorraine Barbosa – Ouro – Revezamento 4x100m
- Vitória Cristina Rosa – Ouro – Revezamento 4x100m
- Rodrigo Pereira do nascimento – Ouro – Revezamento 4x100m
- Altobeli Silva – Ouro – 5000m
- Gabriele Souza dos Santos – Ouro – Salto triplo