Pinheiros é o campeão no masculino e em número de medalhas de ouro no José Finkel de Natação
A atleta Agostina Hein foi eleita o grande destaque do feminino
A equipe de natação do Esporte Clube Pinheiros terminou como melhor equipe do masculino, melhor equipe nas conquistas das medalhas de ouro, e vice-campeã no geral do Campeonato Brasileiro Absoluto-Troféu José Finkel. A competição, encerrada neste sábado (1), na piscina do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, tinha uma enorme expectativa do Azul e Preto conquistar o quarto título seguido, mas acabou sendo superado pelo Minas Tênis Clube.
No total o Pinheiros conquistou 31 medalhas, sendo 15 de ouro, 8 de prata e 8 de bronze.
No masculino, primeiro colocado, com 1.050 pontos – feminino ficou com a prata, com 847 pontos. Na contagem geral de pontos, o Azul e Preto ficou em segundo lugar com a medalha de prata.
O Pinheiros somou 2027 pontos, contra 2449 do clube mineiro. A Unisanta, de Santos, terminou em terceiro lugar com 1353 pontos.
No entanto, a pinheirense Agostina Hein foi a atleta com melhor eficiência, com 206 pontos e obteve o melhor índice técnico, cm 860 pontos, além do recorde da competição nos 400m livre, com 4min07seg43.
Neste último de de provas, a medalha de ouro foi conquistada no revezamento 4x100m medley masculino. A equipe contou com Samuel Lopes, Caio Pumputis, Leonardo Santos e Kaique Alves para fazer o ótimo tempo de 3min29s31 e ficar com o ouro
As medalhas de prata foram conquistas por Samuel Lopes no 100m costas, com o tempo de 55s11, com Malena Santillan, nos 100m costas, com o tempo de 1min02s80 e no revezamento 4x100m medley, com Malu Pessanha, Ana Vieira, Agostina Hein e Mercedes Salazar, fazendo o tempo de 4min08seg74.
A medalha de bronze foi conquistada por Matheus Bueno, no 50m livre, com o tempo de 22s51.
O head coach (técnico principal), do Pinheiros, André Ferreira, o Amem, tinha certeza que poderia ser bem melhor caso o Clube conquistasse o tetra, mas só tinha elogios a equipe e as conquistas.
“Foi uma competição bastante intensa. A equipe do Pinheiros ficou com o segundo na contagem geral, mas foi a grande campeã na conquista das medalhas de ouro. Tivemos a Agostina como melhor performaneve e melhor índice técnico no feminino. Isso prova que o trabalho que realizamos dentro do Clube. A ideia é continuar, sempre contando com o apoio da diretoria e do Presidente. Queremos mais. Não queremos ser o Clube só da melhor qualidade, queremos também ser o grande campeão por pontos”, disse Amem.
Depois, o técnico pinheirense lembrou. “No começo da temporada teremos os Brasileiros Junior e Senior no Rio de Janeiro, e logo em seguida teremos o Paulista Sênior e Júnior que serão disputados no Pinheiros”.
OURO, PRATA E BRONZE
No último dia de competição neste sábado (1), os nadadores do Pinheiros fizeram bonito. Foi uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze para garantir o primeiro lugar no masculino e o segundo no feminino e o vice-campeão no geral.
100M COSTAS MASCULINO
Prata – Samuel Lopes – 55.11
100M COSTAS FEMININO
Prata – Malena Santillan – 1min02seg80
50M LIVRE MASCULINO
Bronze – Matheus Bueno – 22seg51
REV.4x100M MEDLEY MASCULINO
Ouro – 3min39seg31
Samuel Lopes
Caio Pumputis
Léo Santos
Kaique Alves
REV.4x100M MEDLEY FEMININO
Prata – 4min08seg74
Malu Pessanha
Mercedes Salazar
Agostina Hein
Ana Vieira
50M LIVRE MASCULINO
Bronze – Matheus Bueno – 22seg51
Prata – Geral: 2.027
Ouro – Masculino: 1.050 pontos
Prata – Feminino: 847 pontos
Eficiência: Agostina Hein – 206 pontos
Índica técnico: Agostina Hein – 860 pontos
Fotos de Ricardo Bufolin/ECP
