Gabriele dos Santos e Vitória Rosa superam adversidades e conquistam o Campeonato Sul Americano de Atletismo
Saltadora e Velocista se recuperaram de problemas físicos e voltaram em grande forma
As atletas do Esporte Clube Pinheiros, Gabriele dos Santos e Vitória Rosa, conquistaram nesta sexta-feira, dia 25, a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que acontece em Mar Del Plata, na Argentina e vai até o próximo dia 27. Fato comum entre as duas além da medalha de ouro, é que ambas se recuperaram de problemas físicos recentes.
Duas semanas antes da competição, Gabriele dos Santos, do Salto triplo, trocou a rotina de treinamentos pela sala de fisioterapia do Clube. A atleta sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda e teve que fazer diversas sessões de fisioterapia para estar em forma no dia da competição.
“As semanas que antecederam a competição foram fisicamente e psicologicamente difíceis. Eu não estava treinando, somente fazia a recuperação. E essas duas semanas e meia sem treinar me fizeram muita falta, mas, por outro lado, me mostrou que eu bem treinada e bem preparada, poderia ter feito muito mais”, relatou a atleta, que saltou 13.96 metros e garantiu o primeiro lugar da prova.
“Fiquei mais do que satisfeita com o desempenho, na verdade não esperava fazer um resultado tão bom. Já treinei muito mais para saltar menos do que isso e, dessa vez, mesmo com uma limitação, o resultado foi super positivo”, comemorou Gabriele, que agora já pensa no planejamento para os próximos meses. “Acredito que tenhamos meeting na Europa, tem o Campeonato Nacional e se tudo der certo o Mundial de Tóquio”, destacou a hexacampeã Sul-Americana, que faturou cinco títulos desde que chegou ao Pinheiros.
Já Vitória Rosa, por outro lado, mostrou que a lesão sofrida durante o Troféu Brasil de 2024 ficou no passado. Depois de pedir dispensa do Sul Americano Indoor, que aconteceu na Bolívia no mês de fevereiro, a carioca de 29 anos se preparou e correu os 100 metros rasos em 11.21 (1.2) segundos. Além do resultado, Vitória garantiu também o primeiro lugar do Ranking Sul Americano.
“Eu estou muito feliz, obtive uma marca muito boa para a minha temporada. Os anos de 2023 e 2024 foram muito difíceis. Tive quatro inflamações e, no Troféu Brasil do ano passado, uma lesão de seis centímetros”, disse Vitória à CBAt, antes de dedicar o resultado ao trabalho realizado em conjunto com o seu treinador. Katsuhico Nakaya. “Quero agradecer demais ao Nakaya que, desde 2016, todos os dias, acredita no meu potencial”, completou.
Além de Gabriele e Vitória, Jadson Erick, que participou do revezamento 4×400 misto, também garantiu a medalha de ouro.
Confira os resultados dos atletas do Pinheiros na íntegra:
🏃🏽♀️100m rasos
🥇Vitória Rosa – 11.21
🏃🏽♀️Salto Triplo
🥇Gabriele dos Santos Sousa – 13.96
🏃🏽♀️🏃🏿♂️Revezamento 4×400 misto – 03:17.73
🥇Anny Bassi – Tiago Lemes – Érica Cavalheiro e o pinheirense Jadson Erick
🏃🏿♂️Salto Triplo
🥈Elton Petrolino – 16.26
🏃🏽♀️Salto Triplo
🥈Regiclécia Cândido – 13.76
🏃🏽♀️1.500m rasos
🥈Thiago Rosário – 3.44.77
🏃🏽♀️Salto com Vara
🥉Lucas Alison – 5.35m