Temporada do NBB 2025/26 foi lançada. Pinheiros estreia no sábado (18), em Rio Claro
Maciel, Gregate e CJ Penha são as caras novas do Azul e Preto
Um novo e renovado Novo Basquete Brasil (NBB). Com o tema Nossa Terra tem Basquete, foi lançado na manhã desta terça-feira (14), no salão Nobre do Sport Club Corinthians, em São Paulo, a 18ª edição da Liga Nacional 2025/26. E evento, cercado com enorme expectativa, contou com representantes das 20 equipes que irão participar da temporada, inclusive o Esporte Clube Pinheiros.
A nova campanha do NBB, homenageia todas regiões que tem clubes disputando a Liga Nacional: sudeste, centro-oeste, sul e nordeste. Apenas a região norte não tem representante na Liga.
O Azul e Preto foi representado pelo supervisor de basquete, o ex-jogador Paulinho Boracina, os jogadores Cauã Pacheco (armador) e Afonso Pacheco (pivô) e o técnico Gustavinho De Conti.
Ao ser questionado sobre o novo projeto profissional de treinar uma equipe jovem como do Pinheiros, Gustavinho não escondeu a alegria de voltar a ser técnico, ele que na temporada passada treinou o Flamengo. “Para mim está sendo dias felizes de ser o técnico do Pinheiros e assumir esses jovens jogadores”, disse.
Depois completou: “Acho que vamos conseguir montar uma equipe para competir novamente bem no NBB”.
Cauã Pacheco foi uma das boas surpresas do jovem time do Pinheiros na temporada passada. Chegou a ficar cotado para ganhar o prêmio de sexto homem, aquele jogador que é chamado como primeira opção do técnico. Porém, uma lesão o tirou de vários jogos.
Agora, atravessando boa fase técnica, ele só espera não sofrer lesões e fazer o melhor NBB da vida. “Espero fazer desse ano o meu melhor NBB”, adiantou. Na nova equipe pinheirense que irá disputar a Liga Nacional, três caras novas: o ala/pivô americano CJ Penha, o armador/ala Felipe Gregate e o pivô Matheus Maciel.
ESTRÉIA SÁBADO (18)
O primeiro turno da fase de classificação da Liga Nacional já começa no próximo sábado (18). Serão 20 equipes, jogando em turno e returno para apurar a classificação e, em seguida, os playoffs. Na última temporada, o Azul e Preto ficou em sexto lugar.
A estreia do Pinheiros será neste sábado contra o Rio Claro, em Rio Claro. Depois, na quarta-feira (21) joga em casa contra o atual tricampeão Sesi/Franca, em jogo que será disputado no Poliesportivo Henrique Villaboim. Esse jogo terá transmissão ao vivo pela XSports, novo parceiro do NBB.
O técnico Gustavinho De Conti ainda não contará com o pivô Agapy Santos, recuperando de uma fratura por estresse, o armador Fran Farabello, em fase final de recuperação da cirurgia no joelho e o ala Jonas Buffat, recuperando de lesão plantar.
TRANSMISSÃO
A temporada 2025/26 da Liga Nacional de Basquete terá transmissão ao vivo em todos seus jogos, através do Sportv, ESPN, XSports (tv aberta), UOL e pela N Sports, plataforma esportiva do grupo Ola Sports, fechou parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB) para transmitir, ao vivo e com exclusividade. A plataforma irá transmitir 18 jogos na fase regular.
JOGOS DE OUTUBRO-NBB
Sábado (18/10), 18 horas
Rio Claro – Rio Claro x EC Pinheiros
Quarta-feira (21/10), 20 horas
Henrique Villaboim – EC Pinheiros x Sesi/Franca
Quinta-feira (23/10), 20 horas
Henrique Villaboim – EC Pinheiros x Bauru Basket
Segunda-feira (27/10), 17h40
Liga Sul-Americana – EC Pinheiros x Regatas Corrientes-Arg
Assunção – Paraguai
Terça-feira (28/10), 20h10
Liga Sul-Americana – EC Pinheiros x San José
Assunção – Paraguai
Quarta-feira (29/10), 17h40
Liga Sul-Americana – EC Pinheiros x Leones
Assunção – Paraguai
@timepinheiros
Imagem destacada: Gustavinho, Afonso, Cauã Pacheco e Paulinho Boracina. Foto – Divulgação/ECP