Com poucas chances de classificação na Sul-Americana, Pinheiros já pensa no NBB
Azul e Preto precisa de uma combinação de resultados e ganhar bem do Leones
Agora a Liga Nacional. Depois de disputar a fase de classificação da Liga Nacional de Basquete em Assunção, no Paraguai, o jovem time do Esporte Clube Pinheiros faz sua despedida na competição. Nesta quarta-feira (29), às 17h40, enfrenta o Colégio Leones, do Chile, já pensando no jogo de sábado (1/11), às 11 horas contra Brasília, pela quarta rodada da fase de classificação da Liga Nacional NBB Caixa 2025/26.
Com as duas derrotas seguidas – Regatas e San Jose – o Azul e Preto tem poucas chances de classificação. Precisa vencer o time chileno por mais de 23 pontos e ainda torcer por uma derrota do San Jose diante do Regatas-Arg (já classificado com duas vitórias), para forçar um tríplice empate. Caso o time paraguaio vença, garante a segunda vaga do Grupo D.
Foi um bom começo do Pinheiros. Marcando forte e explorando os contra-ataques, tomou toda iniciativa, abrindo cinco pontos (7 a 2), em dois minutos de jogo. Mesmo com o bom começo, o time relaxou na defesa e passou fazer um jogo equilibrado. No fim do primeiro período, com uma bola de três pontos de Cauã Pacheco, empatou em 17 a 17.
Novo descuido defensivo na metade do segundo período, o Pinheiros sofreu uma parcial de 16 a 8 e ficou oito pontos atrás do marcador: 25 a 33, faltando 3:31, obrigando o técnico Gustavinho a pedir tempo. As falhas permaneceram e o time paraguaio pegou gosto do jogo, fazendo uma parcial de 27 a 18, encerrando a primeira parte do jogo com nove pontos na frente: 44 a 35.
A reação não veio no terceiro período. Desanimado o Azul e Preto foi sendo dominado e viu o adversário abrir sua maior vantagem: 22 pontos (61 a 39), após parar no 39, com mais de sete minutos no período. No quarto período, o técnico Gustavinho ainda tentou mudar, o time reagiu e chegou a ficar apenas seis pontos atrás: 74 a 80, faltando 2min28, mas não foi o suficiente para virar o jogo, se bem que no final, a diferença chegou a ficar em quatro pontos (83 a 79). De positivo, a reação no período e a boa atuação defensiva e o bom aproveitamento do armador Cauã Pacheco, cestinha da equipe com 22 pontos, quatro assistências e dois rebotes. Sloan, Betinho e CJ Penha, todos com 12 pontos. O americano Austin Wrigten, com 25 pontos foi o cestinha do jogo. No final : Pinheiros 82×87 San Jose.
JOGO DE OUTUBRO-NBB
Quarta-feira (29/10) – Liga Sul-Americana
17h40 – EC Pinheiros x Colégio Leones-Chile
20h10 – San Jose x Regatas-Argentina
Assunção – Paraguai
Resultados – Grupo D
Primeira rodada
San Jose 52 x 84 Leones
EC Pinheiros 75×77 Regatas Corrientes-Arg
Segunda rodada
Regatas 64×55 Leones
EC Pinheiros x San Jose-Paraguai
