Pinheiros explica os “segredos” da Esgrima na COB EXPO
Os atletas Richard Grunhauser e Marcela Silva, além do técnico Marcos Cardoso, participaram de clínica em que mostraram mais sobre o esporte
No terceiro dia de COB Expo – Maior feira de exposição de Esportes Olímpicos do Brasil – o Esporte Clube Pinheiros revelou nesta sexta-feira, dia 26, durante a clínica de Esgrima, alguns dos “segredos” do esporte.
Os atletas Richard Grunhauser e Marcela Silva, acompanhados dos técnico Marcos Cardoso, detalharam aspectos importantes do jogo:
Controle Mental – “Para o alto rendimento, o controle Mental e a parte psicológica é determinante para saber quem vai ganhar e quem vai perder. É um trabalho que tem que ser desenvolvido ao longo da carreira do atleta com profissionais da área, porque você vai ter muitas variáveis durante as competições: Às vezes, a parte técnica não funciona, a tática não funciona, o árbitro que dá uma decisão errada e você tem que conseguir manter esse autocontrole para poder continuar dentro do jogo, como também não perder o controle e isso te prejudicar em uma competição”, detalhou Marcos Cardoso, técnico do Pinheiros.
Tempo – “O tempo também entra na estratégia da esgrima e a gente não pode subestimá-lo.Às vezes as pessoas que não praticam o esporte e olham de fora e vêem que falta 10 segundos e pensa: ‘já acabou o combate’, mas não é assim que funciona. Eu mesma já vi toques sendo feitos faltando menos de um segundo. Então, precisamos incluir o tempo na estratégia à nosso favor e não ser usado contra”, explicou Marcela Silva.
Movimentação dos Pés – “A esgrima é um esporte de alta intensidade, então uma uma movimentação e um bom controle das pernas, dos pés e dos deslocamentos é extremamente importante. Muitas vezes você está pressionando o adversário, não basta você fazer uma marcação com ritmo marcado, tem que ter uma quebra de ritmo, uma entrada e saída na distância, achar o momento certo do toque. Então, uma alta intensidade e uma movimentação controlada das pernas é de extrema importância.
Ações indiretas – “Uma ação indireta na esgrima seria uma finta com uma segunda intenção. Então, a esgrima, que é um esporte de combate, temos muitas estratégias para conseguir o ponto no adversário. Às vezes até conseguimos fazer um toque direto, mas o ideal é você ter uma segunda intenção para o adversário reagir de uma forma e você achar o caminho do toque”, explicou Richard Grunhauser.
Imprevisibilidade – “Quando vai acontecendo um estudo de um adversário sobre o outro e quando você tem esse elemento surpresa, a imprevisibilidade, isso te ajuda a conseguir um toque muito importante. Como o adversário vai te estudando, ele vai pegando aquilo que você está fazendo, então, ser criativo e usar a imprevisibilidade pode ser decisivo no combate”, detalhou Marcela Silva.
A feira continua neste sábado (26). O Pinheiros fará uma clínica sobre Badminton, com os atletas Caio Silva e Welton Menezes, além do técnico Pedro Pahor.