NBB

NBB: Pinheiros vence Unifacisa e dá passo importante às quartas de final e Liga Sul-Americana






Segundo jogo da série melhor de cinco será nesta sexta-feira (15) no Henrique Villaboim

 

O Esporte Clube Pinheiros vinha de uma sequência espetacular de seis vitórias em sete jogos, três resultados positivos seguidos. A última derrota foi justamente para a Unifacisa na anti-penúltima rodada da fase de classificação da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2024/25. E coube justamente o confronto de Azul e Preto e Unifacisa nas oitavas de final. E deu Pinheiros no primeiro jogo.

O americano David Sloan, outra grande partida: oito pontos, seis assistências e quatro rebotes. Foto – Heloysa Guedes/Unifacisa Basquete

 

O primeiro jogo da série melhor de cinco jogos aconteceu nesta terça-feira (22), em Campina Grande, com vitória pinheirense: 68 a 50 (24 a 25). Uma vitória importante já que os dois próximos jogos serão no Poliesportivo VIllaboim, em São Paulo. Na sexta-feira (25) e domingo (27), onde os comandados do técnico Vitor Galvani tem maiores chances de fechar a série, passar para as quartas de final e ainda garantir vaga na Liga Sul-Americana.

No encontro em Campina Grande, o Pinheiros teve uma participação espetacular no segundo tempo. Dominou os rebotes, esqueceu as bolas de três pontos e usou o contra-ataque como principal arma. E se deu bem, graças aos 51 rebotes, sendo 13 ofensivos, contra 29 do adversário que pegou só sete de ataque. Para chegar a uma vitória gigante diante de um forte adversário.

A raça e momentos decisivos fez de Reynan um dos importantes jogadores na vitória em Campina Grande. Foto – ELoysa Guedes/Unifacisa

 

Com 14 pontos, cinco rebotes e duas assistências, mais Sloan (oito pontos, seis assistências e quatro rebotes), Djalo (11 pontos, três rebotes e duas recuperadas), Bernardo da Silva (oito pontos, 11 rebotes e uma assistência), Agapy (oito pontos, nove rebotes, sendo cinco ofensivos), Pastre (dois pontos, cinco rebotes),Jimmy (sete pontos e sete rebotes), Buffat (três pontos e um rebote) e Omena (três pontos, dois rebotes e duas assistências). Rachelm com 18 pontos, foi o cestinha da Unifacisa.

Agapy, defensor do jogo: oito pontos, nove rebotes, sendo cinco de ataque. Foto – Divulgação

DEU AGAPY

No final do jogo, depois de premiar Agapy Santos como o melhor defensor da partida, especialmente pela disposição nos rebotes, o técnico Vitor Galvani não escondia sua satisfação pela resposta do time no jogo. “”Foi bom demais. A gente estudou bem nas nossas derrotas e também nos jogos que eles tiveram dificuldades na temporada. Fizemos uma grande partida defensivamente, uma defesa com energia, foi uma execução com disposição e com o coração em quadra. A tática só não faz a diferença, é preciso algo mais e o grupo teve. Estou contente, agora ir para casa, fazer os ajustes que forem precisos e preparar o time que também temos muita coisa para melhorar para ir bem no próximo jogo”.

 

Reynan que foi novamente decisivo nos momentos importantes do jogo, definiu a vitória como: “Nossa defesa foi o principal forte da vitória. Eles só fizeram 25 pontos no primeiro tempo e 25 no segundo. Jogamos com garra e partindo para decidir o jogo nos momentos certos. Agora é descansar e tentar encerrar a série em casa”.

0 JOGO

Primeiro período – Mantendo o quinteto base formado por Sloan, Jimmy, Pastre, Djalo e Bernardo, o Pinheiros começou bem na defesa e nos rebotes de defesa. Chegou a abrir quatro pontos nos primeiros minutos, com quatro pontos de Sloan e dois de Pastre. Com um momento ruim no jogo, acabou levando uma sequência de nove pontos para o placar ficar 6 a 11 para terminar o período com nove pontos atrás: 8 a 17.

 

Segundo período – Com uma sensível melhora defensiva e as boas entradas de Agapy e Pacheco, o Pinheiros voltou no jogo. Fez uma parcial de 10 a 8, obrigando o técnico da Unifacisa, Pablo Costa, a pedir tempo. Mesmo com o ataque não funcionando como foi preparado, o período teve uma parcial de 16 a 8 a favor do Pinheiros e a primeira parte 24 a 25.

 

Terceiro período – Continuando marcando bem, empatou em 38 a 38, com uma bandeja de Reynan, com uma parcial de 14 a 13. E continou na frente do marcador depois de dois lances livres certos do armador Cauã Pacheco: 30 a 39.  Com uma bola trabalhada, sobrou para Buffat acertar de três e abrir a maior vantagem no jogo: 46 a 41, com uma parcial de 22 a 16, placar do período. Com 37 a 23 nos rebotes, o principal fundamento do Azul e Preto.

 

Quarto período – Continuando em um ritmo forte na defesa e bem melhor no ataque, especialmente nas bolas próximas ao cesto, o Pinheiros, em pouco mais de três minutos, abriu nove pontos: 50 a 41, com uma ótima sequência de contra-ataque. Depois deu m rebote de ataque de Jimmy, que completou fazendo dois pontos, a vantagem foi para 11 pontos (54 a 43), faltando cinco minutos. Com a tranquilidade de ter o placar a favor, soube administrar e terminar com 18 pontos na frente: 68 a 50.

EC PINHEIROS (6) 1X0 UNIFACISA (11)

Jogo 1 – Unifacisa 50×68 EC Pinheiros – Arena Unifacisa

 

Jogo 2 – sexta-feira (25), 20 horas – Poliesportivo Villaboim

EC Pinheiros x Unifacisa  – YouTube

 

Jogo 3 – Domingo (27), 11 horas – Poliesportivo Villaboim

EC Pinheiros x Unifacisa – YouTube

 

Jogo 4*, quinta-feira (1/5), 19h40 – Arena Unifacisa-CG

Unifacisa x EC Pinheiros – transmissão a definir

 

Jogo 5*, domingo (4), 11 horas – Poliesportivo Villaboim

 EC Pinheiros x Unifacisa – transmissão a definir

*Se necessário

 

IMAGEM DESTACADA – Yan Djalo faz o passe para Bernardo Silva. Foto – Eloysa Guedes/Unifacisa

 

 

NÃO FOI AGORA

 

Jogando na noite desta terça-feira (22) no ginásio Geodésico, em Osasco, a jovem equipe do Esporte Clube Pinheiros, formada com jogadores até 21, foi novamente superada pelo Osasco Basquete, por 57 a 67 (31 a 27). O jogo foi válido pelo returno da fase de classificação da Liga Ouro da NBB, com acesso a Liga Nacional.

O Pinheiros fez um grande primeiro período, vencendo por 16 a 10, perdeu o segundo período por 15 a 17 e teve o pior momento no jogo no terceiro período, quando só marcou 10 pontos e sofreu 24. Se recuperou no período final ao fazer 16 a 14, mas não o suficiente para vencer.

Bryan, com 12 pontos, mais Bueris, com 10 pontos e João Marcelo, com 10 rebotes e quatro pontos, foram os principais jogadores do Azul e Preto. Harris, com 21 pontos foi o cestinha de Osasco.

O próximo jogo do Pinheiros será nesta quinta-feira (24), às 19 horas, em Sorocaba, contra a Liga Sorocabana.

 

O jovem pivô João Marcelo: quatro pontos e 10 rebotes contra Osasco. Foto – Bruno Ulivieri/Osasco

Primeiro turno – fase de classificação

Dia 24/4 (quinta-feira), 19 horas

Liga Sorocabana x EC Pinheios (B) – ginásio Gualberto Moreira

Dia 29/4 (terça-feira), 19 horas

EC Pinheiros (B) x Minas Tênis Clube (B)

 

Resultados de março

19/3 – EC Pinheiros 82×70 Vitória-BA

23/3 – EC Pinheiros 78×87 Osasco Basquete

27/3 – EC Pinheiros 61×51 Liga Sorocabana

Cruzeiro-BH 76×57 EC Pinheiros

Osasco 67×57 EC Pinheiros





Source link