Pinheiros vence clássico dos jardins e é campeão brasileiro sub-19 de basquete
Foi o primeiro título como técnico de Guilherme GIovannoni
E o basquete do Esporte Clube Pinheiros está em festa. A equipe sub-19, dirigida pelo ex-jogador Guilherme Giovannoni é a melhor do Brasil. Na noite deste domingo (29), no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, venceu o CA Paulistano por 58 a 57 (39 a 29) e conquista o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O jogo, como todo clássico envolvendo Pinheiros e Paulistano, foi muito equilibrado e cheio de alternâncias no marcador.E não faltou emoção, do começo até o último segundo. Coube, no último segundo o armador Lucca Boracina, de 17 anos, converter a bola que deu o título ao Pinheiros.
Foi o primeiro título do técnico Guilherme Giovannoni, que assumiu a equipe no início do ano e armou uma equipe consciente da responsabilidade de tirar o tricampeonato do Paulistano, que vinha de dois títulos seguidos, inclusive decidindo contra o próprio Pinheiros.
Estou orgulhoso pelos meninos. O mérito do título é todo deles. Foram firmes desde o começo. E na final tiveram cabeça fria no momento decisivo quando o Paulistano passou na frente do marcador e conseguimos ficar bem no jogo naquele momento. Fico feliz, orgulhoso pelo primeiro título, mas pelos meninos e pelo Clube”, disse Giovannoni.
O versátil Pedro Pastre, que também joga no adulto, foi eleito o melhor jogador da final (MVP), ao marcar 13 pontos, pegar quatro rebotes e dar uma assistência
Após três vitórias na primeira fase, saindo como primeiro colocado do grupo B, o Pinheiros derrotou o Ponta Grossa nas quartas de final (104 a 75) e passou pelo São José na semifinal (89 a 84).
O JOGO
Primeiro período – Um primeiro período arrasador, fazendo 12 a 5, mas após o tempo do técnico do Paulistano, o jogo voltou a se equilibrar e aproveitando os erros do ECP, a partida chegou a passar à frente em 12 a 13. No fim do quarto, o Azul e Preto ficou na frente em 18 a 17.
Segundo período – Aproveitando os erros defensivos do ECP, o Paulistano começou melhor o segundo período e passou à frente em 22 a 20, mas na sequência com dois lances livres de Danilão, o Pinheiros empatou em 22 a 22. Em outro bom momento do Azul e Preto no jogo, abriu seis pontos: 28 a 22. E com uma bola de três de Cauã Pacheco, aumentou para oito pontos: 30 a 22. E novamente com uma bola de três pontos de Cauã, o Azul e Preto termina a primeira fase do jogo com 10 pontos na frente: 39 a 29, com parcial de 21 a 12.
Terceiro período – Após abrir 10 pontos, o Pinheiros teve um descuido na defesa e acabou perdendo o terceiro período em 14 a 7, fazendo com que o adversário encostasse em três pontos no fim do período: 46 a 43.
Quarto período – As emoções do jogo ficaram para o último período. Após o Paulistano encostar em apenas um pontos 48 a 47, o momento decisivo foi para o Pinheiros que teve maior volume de jogo, mas acabou permitindo equilíbrio. Faltando 21 segundos, Lucca Boracina, de 17 anos, faz uma cesta e coloca o Pinheiros na frente em 58 a 57. E conseguiu defender a última bola e ganhar a partida e o título.
Jogaram e marcaram para o Pinheiros (58), campeão – Cauã Pacheco (9 pts, 2 reb e 1 ast) Jojo (2 pts, 4 reb e 2 asts), Vitor Meili (6 pts), Pedro Pastre (13 pts, 4 reb e 1 asist), Anthony (8 pts, 10 rebs e 1 astis), Marcelo Vinicius (9 pts, 2 pts e 1 astis), Lucca Boracina (2 pts, 2 rebs e 3 asists), Danilão (2 pts, 2 rebs e 1 asists), Matheus Nascimento (7 pts, rebs), Lucas Lima 3 rebs e 1 asists). Não jogaram João Marcelo e Pedro Soares. Eduardo, com 18 e Henrique, com 17 pontos foram os cestinhas do jogo e do Paulistano que ficou com o vice-campeonato.