Reynan dos Santos é o novo reforço do basquete do Pinheiros
Revelado em Franca, chega como uma das principais contratações do Azul e Preto
Oficialmente jogador do Esporte Clube Pinheiros. Simpático, bom papo, como a maioria de um atleta do Interior – nasceu em Araraquara-SP -, o ala/armador Reynan Gabriel Camilo dos Santos já iniciou uma nova fase na carreira de jogador de basquete. Foi apresentado ao técnico Vitor Galvani, com quem já trabalhou na Seleção Brasileira Sub19 e começou os treinamentos com os novos companheiros.
Reynan é apontado como um dos melhores prospectos do basquete brasileiro. Iniciou a carreira de cestobolista em Araraquara, em um projeto social “Sonhando Alto” de uma escola municipal da cidade, depois foi para Franca. E na Capital do Basquete conseguiu uma grande evolução e até sonhou em ser um jogador da NBA.
Depois de Franca, foi defender a Liga Overtime Elite (OTE), a Liga Profissional dos Estados Unidos para jovens talentos, atuando pelo Cold Hearts, onde passou toda temporada passada. Aos 20 anos (13/04/2004), ele espera no Pinheiros evoluir ao ponto de ser bem cotado no Draft da NBA, a qual foi inscrito neste ano, mas retirou o nome, esperando ter uma melhor cotação para ser escolhido entre os 60 chamados em 2025.
O sonho de Reynan era seguir os passos do pai que jogava futebol – é goleiro. Não levava jeito para a bolas nos pés. Mas a mãe não queria deixa-lo sem atividade esportiva e o levou para o Projeto Sonhando Alto, no bairro Jardim Cruzeiro do Sul, em Araraquara. Lá conheceu o técnico Guilherme Camargo. “Minha mãe não queria que eu ficasse sem atividade fora da escola. Através de uns amigos, conheci o basquete e fui para me divertir. Fui me apaixonando pelo esporte até decidir seguir carreira como jogador”, disse o araraquarense.
Depois do projeto social, aos 15 anos foi jogar em Franca. O contato com Didi Louzada o deixou ainda mais fã do jogador, além do carinho que tem com Kobe BryantMichael Jordan e Stephen Curry, seus ídolos. “Fiquei fã do Didi Louzada. Ele já jogava em Franca e, quando eu soube que ia para lá, assisti muitos vídeos dele”, disse. “Na NBA gostava do Kobe Bryant e do Michael Jordan.Agora só do Stephen Curry”, completou.
Apesar de não ter dado certo jogando futebol, Reynan desafia qualquer um da equipe mostrar a habilidade que ele tem com os pés. “Queria jogar futebol com meu pai. Era um sonho jogar bola, mas não deu. Mas desafio qualquer ter mais habilidade que eu com a bola nos pés”, completou.
GALVANI ACREDITA NO POTENCIAL
“É um prospecto muito grande que esteve comigo na Seleção, campeã sul-americana e vice-campeã da Copa América e participou do Mundial Sub19. O Reynan vem para agregar o espírito competitivo que ele tem, levando em consideração as grandes metas que ele tem como jogador de basquete Como sabemos que o Pinheiros possa oferecer essa possibilidade a ele, de ajudar nas conquistas dele para o futuro, o convidamos para nossa equipe, onde vai jogar no Sub22 e no adulto e que ele tenha uma bem sucedida temporada. Ele gosta de trabalhar e vamos possibilitar que ele tenha todas condições para trabalhar aqui”, disse o técnico Vitor Galvani.
NOME; REYNAN GABRIEL CAMILO DOS SANTOS
APELIDO: REY
LOCAL DE NACIMENTO – ARARAQUARA-SP
ALTURA: 1.94m
POSIÇÃO; ALA/ARMADOR
MEDIAS NA OTE; 10,6 pts e 4,3 rebotes
FASE FINAL DA LDB
A equipe do Pinheiros, com 12 jogos e 12 vitórias nas duas fases iniciais da LDB, está na Série Ouro, com Sede no Paulistano. Essa fase será disputada de 26 a 31 de agosto e o Azul e Preto ficou no Grupo C, que tem ainda Corinthians, Sesi/Franca e Minas TC.
Série Ouro (Sede Paulistano)
Datas: 26 a 31 de agosto
Grupo C: Pinheiros, Corinthians, Sesi Franca e Minas Tênis Clube
Grupo D: Flamengo, Paulistano, Cruzeiro Basquete e São José Basketball