Celebrando a História Olímpica do Clube
No dia 18 de julho, o Centro Pró-Memória abriu suas portas para uma exposição especial. Em destaque está a primeira medalha olímpica conquistada por um atleta do Pinheiros, o histórico nadador Manoel dos Santos, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960.
Aberta diariamente das 10h00 às 22h00, para todos os interessados na história do esporte e no legado de Manoel dos Santos, a exposição não apenas celebra essas conquistas memoráveis, mas também honra a trajetória de um dos maiores atletas do Clube.
A conquista da medalha de bronze na Olimpíada de 1960, em Roma, estabeleceu um novo recorde sul-americano com o tempo de 55s4 nos 100m nado livre, que perdurou por incríveis 11 anos.
Dono de um recorde mundial impressionante de 53s6, mantido por três anos, diante de três mil pessoas, Manoel esteve no Clube nesta quarta-feira, dia 24 de julho, visitando a exposição e falou sobre o foco que mantinha para alcançar grandes conquistas.
“Assim que eu ganhava algo já buscava coisas maiores, ter esse foco no objetivo é fundamental”, completou o ex-nadador.
Manoel começou a nadar aos 11 anos em sua cidade natal, Rio Claro-SP, visando melhorar sua saúde e superar problemas respiratórios da infância, e seguiu nadando profissionalmente até os 23 anos.
“Era uma época onde era muito difícil de viver apenas do esporte, e infelizmente por isso tive de buscar outras alternativas, mas é muito gratificante todo o reconhecimento que tenho”, ressaltou Manoel.
A exposição ficará disponível até o dia 11/08, não perca a chance de saber mais sobre o primeiro medalhista olímpico da história do ECP.